Pular para o conteúdo principal

Dicas para um Bom Relacionamento com Pessoas Cegas e Pessoas com Baixa Visão*

-Informe verbalmente a direção do trajeto usando expressões como: em frente, à direita, à esquerda, etc, sem usar palavras como: aqui, lá, ali.
- Ajude a pessoa cega a formar a imagem mental do local onde se encontra, seja num recinto fechado ou na rua.
- Evite deixar objetos no caminho por onde uma pessoa cega costuma transitar. Caso necessário avise-a.
- Em caso de degraus, informe-a se é para subir ou descer.
- Mostre o corrimão de uma escada comum, rolante ou de ônibus. Ela subirá e descerá sozinha, sem ser empurrada.
- Para orientá-la na rua, indique como ponto de referência a parede.
- Conserve as portas fechadas ou bem abertas, evitando deixá-las semi-abertas.
- Deixe que ela segure seu braço, não a empurre, pelo movimento de seu corpo ela sentirá o que fazer.
- Evite comportamentos inadequados e atitudes antiestéticas sob o pretexto de que o cego não as percebe. A falta de visão e de qualquer outro sentido não dispensa ninguém da reverência e da consideração amistosa. As atitudes humanas criam no ambiente uma atmosfera correspondente ao caráter moral do conteúdo da ação.
- Em cumprimentos, identifique-se. Brincar de: “Quem sou eu?” causa constrangimento.- Fale diretamente aquilo que deseja dizer à pessoa cega, sem usar interlocutores.
- Ao se afastar, avise-a, para que não fique falando sozinha.
- Quando for orientá-la a sentar, coloque sua mão sobre o braço ou encosto da cadeira. Ela é capaz de acomodar-se por si.
- Em encontros sociais, apresente a pessoa cega aos circunstantes mais próximos para que não fique isolada do convívio.
- Se puder ajudar em travessias de ruas ou em ambientes amplos, ofereça-lhe o braço e não a deixe no meio do percurso.
As dicas acima apresentadas servem apenas de parâmetros de relacionamento entre pessoas cegas e de visão normal, pois é impossível nomear todas as situações que podem ocorrer no convívio social. Assim agindo, estaremos promovendo o direito à cidadania das pessoas com deficiência.
* Marli Bion, Professora, Especializada em Educação de Deficientes Visuais /FADERS, em exercício na Biblioteca Pública do Estado/SEDAC,Coordenadora do Setor Braille

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ilson Willers é reeleito presidente da ADEVICA

Dia 20 de agosto de 2016, foi eleita a nova diretoria e conselho fiscal da Associação dos Deficientes Visuais de Cruz Alta (ADIVICA), que reelegeu Wilson Willers para mais dois anos. Foto ilustrativa - Caminhada às Escuras Confira a constituição dos cargos: Diretoria Presidente: Ilson Willers  Vice: Everton Graeff Sonoda  1ª Secretária: Adriana de Lima Pereira Sonoda  2ª Secretária: Zenira Gonçalves Silveira  1º Tesoureiro: José Augusto Borges Vieira  2º Tesoureiro: Alex Sandro de Oliveira Maciel Suplentes 1ª Secretária Joel da Silva Fagundes 2ª Secretária: Sirlei Pavani Fagundes 1º Tesoureiro: Roberto Santos de Campos  2º Tesoureiro: Onofre Silveira Ayrton Izoly Correa Viana  Conselheiro Fiscal Paulo Roberto Soares, Maria Celina Mendonça da Silva  Suplentes Diamantina Silveira de Campos  Dalton Beck Epiphanio.

Adevica possui um associado reponsavel pela atualização das redes sociais

Everton Sonoda (possui deficiência visual) é o responsável pela atualização das informações nas redes sociais da Adevica. Everton Sonoda , na Adevica

Eleição da nova diretoria da ADEVICA

Sede da ADEVICA Convocação para inscrição de chapas O presidente da Associação dos Deficientes Visuais de Cruz Alta no uso de suas atribuições, vem por meio deste, comunicar a abertura do edital de inscrições de candidatura de chapas para eleição de nova diretoria. As inscrições podem ser realizadas com a secretária Adriana às quartas-feiras, das 14:00hs as 17:30hs, na sede da Associação dos Deficientes Visuais de Cruz Alta, situada à Rua Venâncio Aires, 0161. Data limite para inscrição: 10/08/2016. A data da eleição será dia 20/08/2016. Em caso de dúvidas ou maiores informações entrar em contato com a diretoria ou consultar o Estatuto disponível na sede da ADEVICA.  Ilson Willers Presidente Associação dos Deficientes Visuais de Cruz Alta